VER TODAS

A palavra aquecer nunca fez tanto sentido no Rio Grande do Sul. A chegada da estação mais fria do ano implica que se busque recursos para aquecer o corpo. Roupas, cobertores, aquecedores de ambiente, enfim, uma série de ações começam a ser tomadas para se adaptar às baixas temperaturas e isso movimenta também a economia. São inúmeros produtos sazonais que são comercializados nesse período. Evidente que nesse contexto estão as malharias da Serra Gaúcha que têm no período de frio seu maior encaixe de vendas. Há, no entanto, agora em 2024, um fato inédito no Rio Grande do Sul. Noventa por cento dos municípios estão impactados, em diferentes proporções, pelas intensas chuvas que aconteceram no final de abril e início de maio. Nova Petrópolis e Picada Café, cidades que recebem a Tricofest, também foram impactadas e estão trabalhando no restabelecimento da normalidade da vida social e econômica.

 A Tricofest estava prevista para começar dia 10 de maio. No entanto não havia condições climáticas e logísticas para isso. Agora, passados alguns dias desse impacto gigante, o debate se volta para o futuro, para a reconstrução, para o recomeçar e para, em primeiro momento, em se tratando de economia local, de manutenção do que está estabelecido.  Há a certeza de que para o estado possa restabelecer-se mais rapidamente é preciso que o circuito econômico seja mantido. A Tricofest movimentou nas suas duas primeiras edições, em 2022 e 2023, a contar Nova Petrópolis e Picada Café, mais de R$ 20 milhões em negócios. Há ainda os inúmeros empregos que são gerados nas próprias empresas que comercializam na feira e no evento em si, com uma série de prestadores de serviços contratados. Nova Petrópolis e Picada Café, acrescenta-se toda a Região das Hortênsias, precisam da movimentação turística. Ela impacta em todo trade. Hotéis, restaurantes, parques, postos de combustíveis, dentre outros. Nova Petrópolis, como exemplo, tem mais 30 empreendimentos de hospedagem, mais de 50 no segmento gastronômico além de lojas de artesanato, suvenires e galerias comerciais.

A Tricofest 2024 quer fazer desse movimento de reconstrução. Junto com as gestões municipais de Nova Petrópolis e Picada Café fez-se os ajustes das datas. Aliás, outros eventos previstos também foram alocados para que todos possam ser realizados na sequência. Aliás, no turismo há um trabalho junto às agências para que os visitantes não cancelem suas viagens, mas sim as remarquem porque há a convicção que em curtíssimo prazo a região estará pronta novamente. “Nós temos a consciência, e isso é um pensamento compartilhado com o poder público e outras entidades, que a movimentação da economia que fará com que a recuperação se dará mais rapidamente”, salienta o presidente da Associação das Malharias de Nova Petrópolis e Picada Café, Márcio André Kny, também coordenador-geral da Tricofest. Para o turista regional e estadual há um trabalho acontecendo de possibilitar que todos acessos à serra sejam viáveis, inclusive com a participação da iniciativa privada na execução de obras e manutenção.

O escopo de organização já previsto será integralmente mantido. Em Nova Petrópolis, onde acontecem as seis primeiras semanas da Tricofest, o Centro de Eventos estará dividido em diversos espaços. O principal, o Espaço Malha, com 26 malharias, terá muita variedade do melhor da malha tricot para todos os públicos junto a estandes com produtos da gastronomia local. No segundo pavilhão, o Espaço Mix, com produtos que complementam e conversam com as estações mais frias do ano. Anexo, num grande complexo, uma vasta gama de expositores gastronômicos. No segundo piso, o Espaço Kids. “Nesse momento a Tricofest serve também como um local de despressurização, de tornar nossa jornada mais leve para seguir”, acrescenta Kny, que adianta que durante o evento serão realizadas ações e campanhas que terão foco na solidariedade e na empatia. Importante: a Tricofest manterá ingresso e estacionamento gratuitos, tanto em Nova Petrópolis como em Picada Café.

 

NOVAS DATAS DA TRICOFEST 2024

NOVA PETRÓPOLIS

07 de junho a 14 de julho

Sextas, sábados e domingos

10h às 19h

Centro de Eventos

 

PICADA CAFÉ

19 de julho a 11 de agosto

Sextas, sábados e domingos

09h às 18h

Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn

Fotos Darlan Silva/Arquivo Tricofest

 

Patrocínios:

Logo Sicredi Logo Banrisul Logo Sicoob MaxiCredito Logo Circulo Logo Tm Agulhas Logo Brastema Logo Pure Global Logo Lansul Logo ML Minas Lã Logo Fiação São Bento Logo Palácio das Lãs Logo Sulfios Logo Mecatex

Apoio:

Logo Nova Petrópolis Logo Picada Café Logo CDL Nova Petrópolis Logo ACIS-PC Logo Kaffeehaus

Realização:

Logo AMNPPC