A terceira edição da Tricofest foi a mais desafiadora de todas. A temporada de inverno 2024 foi cercada de sobressaltos. Os impactos causados pelas enchentes de maio e que refletiram em uma tragédia humanitária e por conseguinte, a refração da economia, fizeram com que a coordenação do evento se visse em frente a um desafio. Realizar ou adiar a Tricofest? Decisão que se mostrou acertada foi a de colocar o evento à disposição dos visitantes, a partir de 07 de junho, um mês após a data prevista. Em Nova Petrópolis, 61.658 visitantes. Em Picada Café, aproximadamente 55 mil. Números que são impactantes e extremamente garantidores de uma retomada economicamente tão necessária. “São dezenas de expositores que puderam fazer a movimentação de suas empresas e mantê-las com saúde financeira dentro desse cenário desafiador. Isso se estende também a todo uma cadeia de empresas ligadas ao turismo e aos serviços na região”, salienta Márcio André Kny, coordenador-geral, ressaltando a importância dos apoios do poder público de Picada Café e Nova Petrópolis e dos patrocinadores, ambos fundamentais para viabilizar o evento.
Para 2025, o planejamento já começou. Estudos em relação às datas são as primeiras avaliações para que se consiga ajustar o calendário do evento dentro do melhor período do outono/inverno. Analisa-se, inclusive, alguma ampliação do número de semanas da Tricofest. “A cada ano existe essa adequação para que possamos ter o máximo da temporada de inverno comtemplada e ser, por conseguinte, relevante para o turismo de compras e lazer na serra”, explica Kny.
O último final de semana da Tricofest de 2024, que coincidiu com o Dia dos Pais, trouxe milhares de pessoas ao Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn nos dias 09, 10 e 11. Famílias, especialmente, garantiram excelentes compras e também oportunizaram o período de tempo bom para passeios alongados na região. Pais e filhos aproveitaram para se divertir. A exemplo de Bruno Rodriguez de Porto Alegre. Acompanhado do filho Bernardo, de 09 anos, esteve no parque no domingo. “Por ele fazemos tudo, é sempre muito realizador estar com ele”, disse o pai orgulhoso. Conhecedor da região, são recorrentes as vindas para apreciar a gastronomia e fazer compras nas malharias.
A Tricofest Picada Café foi realizada pela Associação das Malharias de Nova Petrópolis e Picada Café e contou com patrocínio master de Sicredi Pioneira e patrocínio de Banrisul.