Foram 25 dias, 19 em Nova Petrópolis e seis em Picada Café. De 13 de maio a 19 de junho e de 16 a 31 de julho a Tricofest mostrou o quão valorosa é a presença da malha tricot na região como fomentadora econômica. Centenas de empregos são gerados e muitos recursos são injetados na cadeia de produção e consumo. São dezenas de malharias que a cada ano trazem para o mercado modelos e conceitos de malha tricot. Essa pujança foi devidamente levada ao grande público na I Tricofest. Uma feira que é um evento tal sua experiência múltipla. Aliou-se o turismo de compras à experiência cultural, gastronômica e de lazer para que a passagem do visitante fosse completa. Estabeleceu-se o ingresso gratuito. Estabeleceu-se a liberdade de movimentação. O resultado disso foi um público satisfeito e entusiasmado. Fato contínuo foi um setor malheiro oxigenado para seguir com sua jornada. O carinho e os braços abertos do Tricolino, o simpaticíssimo mascote da Tricofest, reflete aquilo que foi as primeiras edições da feira em Nova Petrópolis e Picada Café e que terão continuidade em 2023.
Segue na sequência uma reflexão do coordenador-geral e presidente da Associação de Malharias de Nova Petrópolis e Picada Café, Márcio André Kny, representando o grupo de seus coordenadores composto ainda por André Fernando Schmitt, Natacha Luiza Hahn, Jonas Knorst, Andréia Grings e Elisabethe Schuh:
“A Tricofest foi concebida dentro de uma proposta de novamente dar o valor e relevância que o setor malheiro representa em nossa região. E propomos isso através de um evento que fosse uma grande experiência para o público visitante. E assim o foi! Tanto em Nova Petrópolis como em Picada Café todos que nos visitaram tiveram uma experiência completa tanto em compras, lazer e entretenimento. E puderam usufruir de todo complexo de atividades gratuitamente, sem pagamento de ingresso e estacionamento. Evidentemente que uma feira é sempre uma via de duas mãos. Ela se sustenta pelo público que a prestigia e pelo retorno financeiro que traz a quem faz o investimento no evento, os expositores. E a Tricofest em Nova Petrópolis foi excelente nesse aspecto. Já em Picada Café, sim, tivemos também uma movimentação de público muito boa e que gerou ótimos impulsos na economia local. O que podemos afirmar agora, depois de encerrar as duas edições do evento, é que as Tricofest´s em Nova Petrópolis e Picada Café possuem suas características peculiares e que terão seus seguimentos em 2023 com essas considerações. A partir desse viés faremos as avaliações internas da coordenação com todos os envolvidos no processo, como reza a governança cooperativa. E acreditamos que tudo é passível de ajuste e continuidade porque tivemos dois excelentes eventos, em se tratando de uma primeira edição e tudo que isso implica. A felicidade por concluir com sucesso as Tricofest´s 2022 é imensurável. Ademais, temos que agradecer a todos que se envolveram na organização, aos patrocinadores, aos apoiadores, às gestões públicas e ao público que nos trouxe empolgação para continuarmos! Nos vemos em 2023, com certeza!”
ENCERRAMENTO
O encerramento da Tricofest no domingo, 31, foi de Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn movimentado. Milhares de pessoas circularam pelo espaço para aproveitar o dia lindo, aliás, como fora no sábado, 30, também. Shows acústicos e Djs completaram o final de semana perfeito para comprar o melhor da malha tricot e excelentes produtos no espaço mix como apreciar a gastronomia local e um chopp gelado. Com a frase “Vida longa à Tricofest!”, o coordenador-geral deu por encerrada às 18h15min a primeira edição da Tricofest de Picada Café. Antes, ainda, Márcio acompanhou junto com os demais coordenadores o sorteio de vales café colonial e vale-compras de R$ 150,00 dos cupons preenchidos por quem esteve no evento.
Ganhadores:
Vales café-colonial:
Vera Müller de Bom Princípio
Neiva Pimmel de Nova Petrópolis
Vales-compras:
Ana Paula Flores de Nova Petrópolis
Evandro Feiten de Dois Irmãos
Marcela Miranda de Nova Petrópolis
Fotos Marco Dieder