Quando as portas do Centro de Eventos de Nova Petrópolis se abriram na sexta-feira, 07, ali estava abrindo-se o retorno do turismo de eventos na região. A Tricofest da retomada movimentou milhares de pessoas pela Serra Gaúcha no final de semana. Mais de 10 mil pessoas visitaram o evento e fizeram de Nova Petrópolis seu destino de passeio, lazer e compras. “Confirma-se tudo aquilo que imaginamos, ou melhor, até mais que era previsto. Começamos a Tricofest com excelentes perspectivas. O sentimento é de alento e que a partir de agora nossa região vai seguir o movimento da retomada com ainda mais força”, destaca o coordenador-geral da Tricofest, Márcio André Kny.
A Tricofest foi, acima de tudo, uma oportunidade de buscar luz depois de tantos momentos sombrios que o Rio Grande do Sul viveu em maio. A exemplo o primeiro casal que visitou o evento na sexta-feira, 07. Ainda antes das 10h eles estavam no Centro de Eventos. Carmen Elisa Jarotzki e Daniel Valnier Müller aproveitaram o dia de folga em sua cidade, São Leopoldo. Carmen trabalhou no trabalho de resgate às vítimas. “Quando vimos na internet sobre a Tricofest achamos uma oportunidade perfeita para ter aquele momento de calmaria e descanso”, explicou Daniel. E a Tricofest, que doou 500 malhas novas para as vítimas das enchentes, foi inspiração para o guia de turismo Carlos Arend. Ele trouxe de Gramado um grupo de 10 sergipanos. O guia abriu mão de sua comissão e doou-a para a Tricofest para seja colocada junto à arrecadação do pix solidário do evento. “A manutenção da Tricofest impacta diretamente no meu trabalho e essa foi uma forma de retribuição e contribuição na reconstrução do estado”, explicou.
Quem também aproveitou o final de semana de tempo foi o grupo de três casais de Caxias do Sul. Valquíria e Nelson Sirena, Luciana e Ronei Issaia e Ivanete e Gilmar Reginato colocaram a Tricofest no seu roteiro de passeio incluindo aí também os restaurantes e parques de Nova Petrópolis. “Adoramos vir para Nova Petrópolis. Aqui é tudo muito bonito e bem organizado e somos sempre muito bem recebidos. Continuará sendo nosso destino várias vezes”, garante Gilmar. “A Tricofest está linda. Nos sentimos acolhidos aqui”, acrescentou Valquíria. Eles usaram a rota via Feliz e Linha Nova para chegarem à cidade e consideraram ser uma alternativa tranquila e muito bonita.
A Tricofest continua nos próximos cinco finais de semana. A grande atração do próximo é a transmissão ao vivo do Jornal do Almoço da RBS TV ao vivo de Nova Petrópolis no sábado, 15.
A Tricofest Nova Petrópolis é uma realização da Associação das Malharias de Nova Petrópolis e Picada Café. Conta com patrocínio master de Sicredi Pioneira, patrocínio de Banrisul e apoio da Administração Municipal.
Fotos Marco Dieter/Tricofest